segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A OGIVA DE QUEM INVENTOU A OGIVA




Imaginem a dificuldade de se medir um furo de menos de 1 milímetro em pleno início dos anos 50!

Pois bem, diante desta dificuldade, o Sr.Hermann Költgen, fundador da Diatest GmbH inventou a pinça Split-Ball, que permitiu fazer estas medições de diâmetros a partir de 0,47mm. O invento consistia em uma pinça semi partida, com dois lóbulos que tocavam a parede do furo, e internamente uma agulha fazia a transmissão para um sistema de indicação. Este invento fez com que a Diatest saísse do patamar de um fornecedor de peças usinadas para tornar-se fabricante de produtos de medição.

Com o passar dos anos ele foi aprimorando o seu invento, e no início dos anos 80 deu um novo passo que revolucionou ainda mais a maneira de se medir diâmetros com precisão e confiabilidade. A Pinça Split-Ball ganhou um corpo cilíndrico que se auto centralizava no furo, evitando que o operador tivesse que balançar o instrumento para encontrar a medida. Nasceu então a Ogiva de Medição Diatest, produto que marcou um novo ciclo na indústria mundial, com a medição extremamente rápida de alta confiabilidade para furos nas linhas de produção. Tudo mudou a partir de então.

Hoje este meio de medição ainda é protagonista nas indústrias que tem a qualidade de seus produtos como uma de suas metas institucionais, e devemos ao Sr.Hermann, que diante de uma dificuldade na Alemanha dos anos 50, encontrou a solução.


0 comentários:

Postar um comentário